Logotipo Centro Médico Logotipo Centro Médico

Entendendo a obesidade

A obesidade atualmente, é encarada como um grave problema de saúde pública. Atinge cerca de 1/3 da população mundial, com aumento progressivo desta incidência, sendo por isso chamada de “ epidemia do terceiro milênio.”
No Brasil, cerca de 15% dos adultos são obesos, e 50% da população está acima do peso ideal.
O excesso de peso predispõe o aparecimento ou o agravamento de inúmeras doenças.

As mais frequentes são:

• Hipertensão arterial
  • Dislipidemias
  • Esteatose (gordura no fígado)
  • Doenças cardiovasculares
  • Arteriosclerose
  • Diabetes tipo 2
  • Desajustes psicossociais
  • Doenças articulares
    (principalmente coluna e joelhos)
  • Doenças pulmonares
  • Apneia do sono
  • Varizes e trombose venosa
  • Incontinência urinária
  • Hérnias
  • Diversos tipos de cânceres
  • Impotência sexual e infertilidade

Essas doenças influenciam negativamente na qualidade e na expectativa de vida do paciente obeso mórbido.

O tratamento clínico da obesidade pode ser satisfatório em alguns casos, através de mudanças no hábito alimentar, reajustes comportamentais, exercícios físicos, apoio psicossomático e o uso de medicamentos. Porém são ineficazes quando se trata de OBESIDADE MÓRBIDA .O tratamento exclusivamente clínico da obesidade mórbida é muito difícil, e a manutenção da perda de peso é praticamente impossível na grande maioria dos casos.

A CIRURGIA BARIÁTRICA é com certeza o método mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida e controle de comorbidades.